Choque Cultural

A Galeria Choque Cultural está localizada na Alameda Sarutaiá, 206 – Jardim Paulista – São Paulo/SP, entre a Brigadeiro Luís Antônio e a Joaquim Eugênio de Lima. O estacionamento é Zona Azul e possui fácil acesso pelo metrô (Linha Verde). Próxima à Av. Paulista, é uma ótima opção para amantes da arte e apreciadores da cena cultural paulistana.

Últimos Posts

Corrente Contínua – exposição individual de Tec
OCUPAÇÃO SERRINHA

ONOFF – Exposição individual do artista TEC

Às vezes achamos que já se inventou tudo quando o assunto é arte. E, na verdade, a maioria do que se adjetiva como “inovações artísticas” são variantes sobre temas recorrentes, ou seja, são mínimas as mudanças possíveis num campo em que inventar algo realmente novo é quase impossível!
Tec conseguiu inovar. Das suas alquimias no ateliê surgiram algumas novas combinações que ainda não haviam sido experimentadas por ninguém.
Os elementos da combinação já são por si mesmos bem incomuns: (1) colagens videográficas, (2) filmagens em drones com imagens que representam a “anatomia” da cidade e (3) pintura com pinceis sobre telas de TV, computadores e tabletes.

Sozinhos, esses elementos já são sui generis, mas quando se compõem numa de suas obras, eles formam algo verdadeiramente surpreendente. Formam novos suportes e novas linguagens: uma transmutação de objetos eletro-eletrônicos em objetos estáticos como quadros de cavalete. E uma mídia híbrida que se equilibra entre a pintura e o vídeo – (não se definindo nem como só-pintura nem como só-vídeo).
Tec subverte as linguagens do vídeo ao recortar e redesenhar as formas dos frames para compor imagens. E subverte a pintura sobre tela ao trocar a tradicional tela de algodão por uma de vidro, uma TV ou tablete. Quando Picasso, Miró ou Matta pintaram o vidro, eles tinham a natureza estática por trás das pinceladas. Tec atreveu-se a pintar sobre vídeos ligeiros.

Image module
Curadoria
Baixo Ribeiro
Bio
Sobre a artista
Local
Alameda Sarutaiá, 206 – Jardins
São Paulo – SP

SOBRE EXPOSIÇÃO

Para além de uma exposição, o projeto ONOFF é uma proposição de longo prazo.
Tec tornou-se conhecido pelo seu “graffiti de asfalto” que há vinte anos vem pintando nas ruas de cidades sulamericanas, norteamericanas, europeias e asiáticas, provocando os cidadãos a perceberem uma outra cidade dentro da cidade banal. Lhes sugerindo uma outra perspectiva. Essa perspectiva nos é natural no cotidiano urbano. Quando passeamos por um bairro com muitas ladeiras e avistamos o que se desenha distante, a centenas de metros, ou quando olhamos do alto de um edifício. Essa perspectiva faz parte do nosso dia a dia, mas só a percebemos quando o artista nos chama a atenção com um desenho que acontece gigante na rua embaixo do nosso prédio. A arte consegue ampliar a nossa capacidade de enxergar aquilo que não estamos acostumados, se um artista como Tec nos provoca a ver o que não estávamos esperando.

Tec também surpreendeu a população paulistana quando pintou um das mais altas empenas no Minhocão (a gigante cabeça- enigma ainda está visível e vigorosa a nos observar).
Seu trabalho é vibrante nas redes sociais, para as quais o artista produz conteúdos que tensionam a própria mecânica dos aplicativos da internet e frequentemente se transformam em mêmes.
O recorte e colagem de vídeos se transforma, para o artista Tec, num método construtivo de imagens em movimento, que na exposição se apresenta em forma de retratos e de paisagens – gêneros que receberam abordagens inusitadas.
Por fim, a pintura de TVs é um modo do artista afirmar a força expressiva de suas pinceladas energéticas e cheias de vida (vida urbana, digital, corporal e manual).

ARTISTA

O artista Tec Fase, nascido em Córdoba, Argentina em 1975, vive entre Brasil e Argentina. A combinação de suportes e técnicas é a tônica do trabalho do cordobés, que faz da rua sua fonte de inspiração estética. Tec explora a ambiguidade dos espaços públicos e privados da arte, usando métodos diversos: intervenção performática, instalação de site-specific e filmagem de ação.

Atento à função social da arte, Tec frequentemente ministra palestras e oficinas práticas, sobretudo, em escolas públicas criando narrativas que dão conta da produção feita no ambiente nacional e internacional desde a pintura rupestre até o surgimento do graffiti e da pichação.

Em 2015, o artista realizou um dos maiores murais de São Paulo num edifício na rua Amaral Gurgel, do lado do Minhocão. Em junho/22, Tec foi eleito uma das cem personalidades mais destacadas, nas artes visuais, na última década na Argentina. O prêmio foi concedido pela Fundación Konex – Premio Konex 2022, disciplina Arte en el Espacio Público.

CONHEÇA ALGUMAS OBRAS DA EXPOSIÇÃO!

Últimas produções de TEC

OBRAS DISPONÍVEIS PARA COMPRA!