Choque Cultural

A Galeria Choque Cultural está localizada na Alameda Sarutaiá, 206 – Jardim Paulista – São Paulo/SP, entre a Brigadeiro Luís Antônio e a Joaquim Eugênio de Lima. O estacionamento é Zona Azul e possui fácil acesso pelo metrô (Linha Verde). Próxima à Av. Paulista, é uma ótima opção para amantes da arte e apreciadores da cena cultural paulistana.

Últimos Posts

Coletiva Choque 20 anos
Viva às Minhocas !! Lançamento Erica Mizutani

Galeria Choque Cultural ARTE EM TUDO PARA TODAS AS PESSOAS Artista Daniel Melim na Choque Cultural PARCERIAS, INTERCÂMBIOS E COLABORAÇÕES Galeria Choque Cultural A ARTE PODE ESTAR EM QUALQUER LUGAR
Fachada da Galeria Choque Cultural

QUEM SOMOS

A Galeria Choque Cultural está localizada na Alameda Sarutaiá, 206 – Jardim Paulista – São Paulo/SP, entre a Brigadeiro Luís Antônio e a Joaquim Eugênio de Lima. O estacionamento é Zona Azul e possui fácil acesso pelo metrô (Linha Verde). Próxima à Av. Paulista, é uma ótima opção para amantes da arte e apreciadores da cena cultural paulistana.

REDES E CONEXÕES

Baixo Ribeiro, um dos fundadores da Choque Cultural, trabalhou com moda e teve contato com vários movimentos urbanos (punk, hip hop, graffiti, skate, etc.) que, à época, eclodiram pelos grandes centros no mundo. Um detalhe muito peculiar logo chamou sua atenção: a disposição, dessa garotada, para colecionar peças de vestuário, acessórios, pôsteres e demais objetos, mas não eram itens comuns. Eles precisavam carregar algo para além da sua utilidade: arte. Assim nascia a Choque.

UM LUGAR DE ENCONTRO

Mariana Pabst Martins, artista e também fundadora da Choque Cultural, descreve bem uma das vocações da Choque: um lugar onde todo mundo passa. A Choque surgiu como uma espécie de casa para acolher artistas urbanos que até então não tinham um lugar para chamar de seu. O desenvolvimento de suas carreiras de maneira sustentável e a consolidação da arte urbana no Brasil começou em 2003, ainda na Vila Madalena, apagou fronteiras e ganhou o mundo.

CONHEÇA MELHOR

Com quase duas décadas de existência, a Choque Cultural é muito mais do que uma galeria. Inquieta desde seu nascimento, a Choque sempre empenhou-se em proporcionar novas experiências sem perder de vista o papel social da arte. Atualmente suas atividades dividem-se em três frentes: colecionismo, educação e produção cultural. 

Colecionismo
Representação e vendas
A Galeria e a Editora Choque são dedicadas à representação de artistas e à disponibilização de obras para colecionadores. Além disso, realizam projetos de graffiti e demais obras para os espaços públicos, produzem edições de gravuras (e outros múltiplos) e, em breve, serão produzidos eBooks sobre artistas, colecionismo, arte urbana, cidades do futuro, história da arte, etc.
Educação
Transformar o mundo
Aprender com arte, é o que propõe o Eduqativo Choque ao oferecer projetos educativos para escolas públicas e privadas, universidades e demais estabelecimentos educativos e/ou culturais.
Produção Cultural
Por um mundo mais justo e melhor para todos
O Estúdio Choque presta serviços de consultoria de arte, arte urbana e curadorias. Também faz produção de eventos, exposições, festivais, arte ao ar livre, intervenções urbanas e ocupações artísticas desde pequenas até grandes dimensões. Em breve teremos nosso Podcast de História da Arte.
Image module

CRIATIVIDADE PARA UM MUNDO MELHOR

As organizações que compõem a Choque Cultural alcançam um grande público. Em 2022, por exemplo, apresentamos a exposição coletiva Xilograffiti no Sesc Consolação, a exposição Labirintos Revisitados de Penna Prearo no Sesc Bom Retiro, Espuma Delirante de Rafael Silveira no Farol Santander e o Festival Visão Periférica, de vídeos digitais, no telão de led do Santander no Centro de São Paulo.

Além dos colecionadores, temos vários clientes e parceiros assíduos dos nossos projetos educativos e culturais: USP, Sesc, Sesi, Fiesp, Senac, MASP, FAAP, Fundação Banco do Brasil, Fundação Banco do Nordeste, Banco Santander, Farol Santander, Idea Zarvos, Bratke Arquitetura e Engenharia, Tegra, Waze entre outros.

A Choque está sempre aberta à participação coletiva. Acreditamos que as mudanças necessárias para a transformação positiva do mundo só podem ser feitas em conjunto. O investimento em projetos culturais e as aquisições de obras nutrem o ecossistema da arte e impactam de maneira benéfica toda a comunidade. Venha transformar o mundo com a gente.

Rede Choque Cultural

REDE CHOQUE

Nosso espaço para artistas e ativistas sociais

Reúne artistas e ativistas de várias cidades do Brasil e do mundo todo para colaborar em projetos artísticos-sociais.

Editora Choque Cultural

EDITORA CHOQUE

Criamos produtos para a difusão de ideias

Produz conteúdo físico e digital, e publica livros, revistas, zines, gravuras, múltiplos, e-books e outros info produtos

Instituto Choque Cultural

INSTITUTO CHOQUE

Nosso núcleo de pesquisa e de projetos sociais

Desenvolve projetos educativos, sociais e voltados para o usufruto público, sem qualquer finalidade lucrativa

PROJETOS

delimiter image
Choque Cultural Projetos

VISÃO PERIFÉRICA

mostra de vídeos artísticos e animações de curta duração

Visão Periférica – Farol Santander
A Mostra Visão Periférica é uma iniciativa pioneira que apresenta no espaço público quinze artistas que estão se sobressaindo no contexto das novas mídias visuais, com curadoria da Choque Cultural, conhecida por promover a inclusão de talentos que estão fora dos grandes centros de difusão cultural.
Choque Cultural Projetos

LABIRINTOS

Penna Prearo no Sesc

Penna Prearo - Labirintos Revisitados
“Labirintos Revisitados” conta com 49 imagens escolhidas a partir da produção mais recente do artista Penna Prearo, que reconfigura radicalmente os objetos fotografados através do tratamento digital. Com curadoria de Agnaldo Farias e Baixo Ribeiro, a mostra reúne a sua mais recente produção.
Choque Cultural Projetos

USP_URBANA

mural idealizado pelo artista Daniel Melim

Mural da Escuta
Em 2017 a USP, Universidade de São Paulo, iniciou um programa voltado para a arte urbana, o qual Baixo Ribeiro foi convidado a coordenar. O projeto USP_Urbana tem como objetivo ampliar o diálogo da Universidade com a sociedade por meio da arte. O Mural da Escuta inaugurou o projeto.

EXPOSIÇÕES

delimiter image

ENVIE SUGESTÕES